domingo, janeiro 14, 2007

“EXAMINAI-VOS A VÓS MESMOS SE PERMANECEIS NA FÉ” (II Cor 13. 5)

Não raramente atitudes nossas que aparentam ser muito espirituais na vida eclesiástica, na verdade, não têm nenhum valor para o reino de Cristo. Muitas dessas nossas atitudes não passam de mera ostenciosidade religiosa e de um ativismo improfícuo. Também muito comum no meio Cristão é o uso do que podemos chamar de “facetas de crente”, cuja única utilidade é a de gerar nas pessoas uma impressão de espiritualidade maior do que realmente temos. Não é de se adimirar que adotemos posturas como essas? - Pois é. E diante disso a Bíblia, com seu papel admoestativo, nos convida a confrontarmos a nossa postura com a perspectiva de Cristo. Dentre os frutos desse confronto estão o de identificarmos a natureza das nossas motivações e a de corrigirmo-nos dentro das expectativas de Cristo.

Apóstolo Tiago em sua epístola (no Cap.1:26-27) descreve o que vem a ser a verdadeira religião e em sua descrição ele cita algumas posturas realmente importantes para Igreja de Cristo. Posturas essas que divergem e muito da operosidade farisaica da sua época. Porque recorremos no erro de dar maior valor às coisas que não são, ao passo que às coisas verdadeiramente importantes para Cristo, relegamos ao segundo plano? – Diz a Bíblia: “um faz diferença entre dia e dia”, o outro, diferença entre alimentos puros e impuros. Porque dedicamos tanto tempo para questões irrelevantes como estas, desfocando, assim, evangelho de Cristo?* (Rm 14:5). É de assustar como desenvolvemos um zelo por alguns aspectos exteriores que na verdade não levam ninguém a Cristo, muito pelo contrario, esse desamor farisaico acaba afastando. O evangelho, na Bíblia, está preocupado com coisa muito mais substancial e funcional, está preocupado com o quanto amamos um ao outro e damos prova disso. Cristo há mais de dois mil anos, vem tentando ensinar-nos o significado dessa palavrinha de apenas quatro letras, porém de difícil leitura prática.

Uma das causas dessa nossa preocupação “religiosa” pode ser orgulho espiritual. Ele nos faz atentarmos no que é exterior deixando a essência. Por conta disso, muitas vezes, passamos a representar uma fé que não flui de um interior integro mas de uma observação externa dos mandamentos. Os mandamentos de Deus ainda não desceram para o nosso coração e por causa disso nós não mudamos e continuamos apegados às formas. As diversas denominações em que estamos hoje, ilustram bem esse nosso apego às formas, esse apreço pelo exterior. Elegemos partes da Bíblia com que mais nos indentificamos e criamos, assim, um estandarte para nossa conveniência religiosa. Um dos efeitos desastrosos disso é a postura intolerante, que adotamos, contra às pessoas que não fazem tão bem aquilo que “achamos” que fazemos ou que não pensam como nós. Muitas vezes preferimos discutir pontos de vistas religiosos (vender o nosso peixe) do que realmente ajudar alguém, ofuscando assim o brilho do evangelho. (v. Rm.14:3-6).

A piedade feita para exposição, a vaidade da “humildade”; o dogmatismo, essas posturas não são características, apenas, dos antigos fariseus mas, nossas também. Pessoas que, na congregação, aparentam ter uma vida piedosa e uma humildade tamanha, mas quando se parte para a intimidade da família essa “piedade” não funciona, pois é apenas externa. As facetas de crente são fascinantes, elas nos encantam, nos fazem ter a sensação de que somos bons de verdade. E isso não é saudável, primeiro porque o próprio Jesus disse que ninguém é bom senão Deus (Mc.10:18) e segundo porque elas nos trazem uma sensação de bem-estar quando “não-estar”. Corremos o risco de ficarmos iludidos com mentiras que nós mesmos criamos. A situação em que se encontrava a Igreja de Laodicéia ilustra bem isso. Ela dizia de si mesma: “Estou rica e abastada e não preciso de coisa alguma”, todavia disse o Senhor a seu respeito: “Nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”. Certamente essas declarações, de Cristo, surpreenderam e causaram espanto em Laodicéia mas, como Lhe é de costume, o Senhor apontou o caminho da correção e a mesma serve para nós outros. Disse Ele por fim: “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, afim de que vejas”.(Apoc.3:17-18).

“Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor” (LAM 3:40). Se pudéssemos fazer dessas palavras princípio para nossas vidas, se pudéssemos fazer passar cada ação e pensamento nosso pelo crivo dessa Palavra, certamente seriamos servos mais parecidos com o nosso Senhor. Se pudéssemos nos atentar para o quanto as nossas ações glorificam a Deus, certamente o nosso desamor, o orgulho espiritual e a operosidade farisaica (tão comum no nosso meio) não teriam tanto espaço. A Bíblia diz: “Quer comais quer bebais, quer façais qualquer outra coisa fazei tudo para glória de Deus” (I CO.10:31). O nosso desvio de fé (ou pecado) não é nada mais que fruto do nosso erro em subordinar a vontade de Deus a nossa vontade, é fruto do crédito que não damos a Deus, é fruto de buscarmos primeiro as demais coisas e se sobrar tempo... a vontade de Deus. Nisso percebemos o quão fácil e corriqueiro pode ser viver uma vida que não glorifica a Deus, vazia em si e triste. Pois a realização de vida que o homem busca só poderá alcançar em submissão a Cristo. Sendo assim nos examinemos e vigiemo-nos se permanecemos na fé de Cristo.

Não podemos deixar de relembrar que admitir vunerabilidade é um passo indispensável nessa luta pela permanência na fé. A Bíblia diz : “Aquele que encobre suas transgressões de modo algum prosperará mas o que confessa e deixa alcançará a misericórdia”

Tiago Talmon

1 Comments:

Blogger Dany Vida Nova said...

Tiagão, vc falou dificil hem cara, mais a mensagem foi passada. Seria tão mas fácil buscar primeiro o reino não é mesmo?
Ministrou muito minha vida. Não tem esse que leia esse texto e continue com sua "máscara". Ela termina caindo naturalmente..rsrsr.
Que o Senhor Jesus continui te usando para nos convidar ao confronto pessoal. Que vc continui se dispondo a ser instrumento do Sr. amo vc amigão. Jesus te abençõe sempre.

10:49 AM  

Postar um comentário

<< Home